Páginas

19 de março de 2008

Mais de 100 alunos particparam da palestra que foi ministrada por Ana Santana do setor de saúde do PDA.


A Escola Municipal Professor Julio Benedito realizou, em parceria com o projeto PDA Carnaúba da Visão Mundial, uma Palestra onde o tema abordado foi Gravidez na Adolescência. A palestra teve a participação de mais de 100 alunos e foi ministrada por Ana Santana do setor de saúde do PDA Carnaúba. A Diretora da Escola, Regivania Rodrigues, avaliou que a participação dos alunos com perguntas e questionamentos a respeito do assunto contribuiu para o sucesso do evento. “Ficou definido que iremos realizar oficinas nas salas de aulas para um melhor aprofundamento do assunto”, informou a diretora. A realização da palestra tinha sido solicitada por Albaniza Gomes Alves, que representa as mães da escola no comitê gestor do projeto PDA Carnaúba.
A Diretora da Escola, Regivania Rodrigues, avaliou que a participação dos alunos com perguntas e questionamentos a respeito do assunto contribuiu para o sucesso do evento. “Ficou definido que iremos realizar oficinas nas salas de aulas para um melhor aprofundamento do assunto”, informou a diretora. A realização da palestra tinha sido solicitada por Albaniza Gomes Alves, que representa as mães da escola no comitê gestor do projeto PDA Carnaúba



Estudos mostram situação sobre Gravidez na Adolescência

Estudos mostram que desde 1970 tem aumentado os casos de gravidez na faixa idade entre 10 e 14 anos. A gravidez acontece geralmente entre a primeira e a quinta relação sexual. Segundo as últimas pesquisas, a maior causa da gravidez precoce ainda é o desconhecimento dos métodos anticoncepcionais.
De acordo com os números, apenas 44% dos jovens entre 16 e 25 anos usam preservativo. Outros números que assustam: 18% das adolescentes entre 15 e 19 anos já haviam ficado grávidas. Em 49% destas gestações, o filho é indesejado. 20% das adolescentes que engravidam nesta faixa etária, moram na zona rural. 54% das jovens grávidas não terminaram nem o primeiro grau de escolaridade.

Encontros de Ciclo de debate terão continuidade

Encontro do Ciclo de Debate terão continuidade


Para Janaiky Almeida, Assistente Social e Coordenadora do Debate, os encontros têm sido bastante produtivos e importantes. “Essa importância é percebida quando as pessoas retornam aos encontros, é um espaço relevante porque há trocas de experiências e depoimentos fortalecendo as pessoas”, destaca Janaiky Almeida.
O IV Encontro teve como objetivo de promover um espaço de debate com as pessoas com deficiências e familiares, para exposição dos direitos que são assegurados a este público e proporcionar um momento de interação entre os mesmos através de diálogos sobre temas como acessibilidade, direitos humanos e sociais. Durante cada encontro é exposto documentários que abordam temáticas como: esclarecer os tipos de deficiências e desafios enfrentados por pessoas no dia-a-dia.
A Prefeitura Municipal de Messias Targino, através da Secretaria Municipal de Ação Social, vai dar continuidade na realização dos encontros de Ciclo de debate. O IV Encontro do ciclo de debate, com o tema ”A vida em Movimentos”, aconteceu no final de janeiro, no Auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, onde participaram mais 40 pessoas, entre jovens e pessoas portadoras de necessidades especiais.

Oficina de Arte reuniu 16 professores

Secretaria de Educação promoveu Oficina de Arte com professores


A Prefeitura Municipal de Messias Targino, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, realizou no período de 14 a 17/03, na sede Universidade Infantil, uma Oficina de Arte, destinada aos professores do próprio estabelecimento educacional. Participaram da Oficina de Arte os 16 professores lotados na referida Universidade.

Segundo Wagna Fernandes, Secretária Municipal de Educação, a oficina teve como objetivo de produzir material didático para subsidiar as aulas, além decorar o ambiente escolar, já que o ano letivo será iniciado. “O trabalho realizado pela Secretaria, a Direção da Universidade e o Setor Pedagógico, foi bastante significativo porque, além de facilitar a aprendizagem dos conteúdos com os materiais didáticos, o ambiente fica alegre e atrativo para receber as crianças e os pais”, destacou Wagna Fernandes. (fonte: www.prefeiturademessiastargino.blogspot.com ) Pola Pinto/Katia.

Município receberá telecentro

Prefeitura consegue telecentro comunitário.

Messias Targino é contemplado com um Telecentro Comunitário, através do Programa de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações. A Prefeitura de Messias Targino vai entrar com o local para funcionamento, que deverá ser na Biblioteca Municipal com um funcionário para administrar o Telecentro. Ainda esta semana a prefeita ira informar ao Governo Federal, através de documentos, o local onde funcionará o telecentro, que deverá ser usado para toda comunidade, sem qualquer restrição.

Segundo informou a prefeita Shirley Targino, o Telecentro irá dispor de 10 computadores em rede, 01 computador servidor, 01 data show, 01 roteador wireless, 01 impressora a laser, 01 central de monitoramento remoto de câmeras de vídeo, 11 estabilizadores de voltagem, 11 mesas para computador, 01 mesa para impressora, mesa de assistente, armário e 21 cadeiras multiuso. “Com esse Telecentro Comunitário, teremos condições de realizar um trabalho de capacitação voltado para jovens e idosos, que necessitam desta capacitação na área de informática”, defendeu a prefeita. (fonte: http://www.prefeiturademessiastargino.blogspot.com/ ).

Secretaria de Ação Social emite Carteira do Idoso

Foto da entrega das carteira do Passe Leivre

A Prefeitura Municipal de Messias Targino através da Secretaria de Ação Social iniciou o cadastramento de pessoas com 60 anos ou mais que ganham até dois salários mínimos e não têm como comprovar renda para serem inseridas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), para ter acesso à Carteira do Idoso. Com esse documento, os idosos que não podem comprovar renda, terão acesso à gratuidade ou desconto nas passagens de viagens interestaduais. A inscrição vem sendo feita na Casa da Família, com o coordenado do Bolsa Família.

A pessoa idosa para solicitar o cadastro deverá levar todos os documentos pessoais. O documento terá dados de identificação do idoso e do município em que ele mora e o Número de Identificação Social (NIS), além de foto. Já foram cadastradas em torno de 200 idosos na zona rural e urbana. As primeiras carteiras já foram entregue, em solenidade que contou com a participação da Prefeita Municipal Shirley Targino, Eliane Fernandes, Secretária de Ação Social e os beneficiários. “Essa é mais uma forma de efetivar os direitos da população Idosa, garantindo uma melhor qualidade de vida ao idoso”, destacou a prefeita Shirley durante o evento de entrega das carteiras. ( fonte: www.prefeiturademessiastargino.blogspot.com )

Secretaria de Ação Social emite Carteira do Idoso

Foto da entrega das Carteiras do Passe Livre



A Prefeitura Municipal de Messias Targino através da Secretaria de Ação Social iniciou o cadastramento de pessoas com 60 anos ou mais que ganham até dois salários mínimos e não têm como comprovar renda para serem inseridas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), para ter acesso à Carteira do Idoso. Com esse documento, os idosos que não podem comprovar renda, terão acesso à gratuidade ou desconto nas passagens de viagens interestaduais. A inscrição vem sendo feita na Casa da Família, com o coordenado do Bolsa Família.
A pessoa idosa para solicitar o cadastro deverá levar todos os documentos pessoais. O documento terá dados de identificação do idoso e do município em que ele mora e o Número de Identificação Social (NIS), além de foto. Já foram cadastradas em torno de 200 idosos na zona rural e urbana. As primeiras carteiras já foram entregue, em solenidade que contou com a participação da Prefeita Municipal Shirley Targino, Eliane Fernandes, Secretária de Ação Social e os beneficiários. “Essa é mais uma forma de efetivar os direitos da população Idosa, garantindo uma melhor qualidade de vida ao idoso”, destacou a prefeita Shirley durante o evento de entrega das carteiras. (fonte: http://www.prefeiturademessiastargino.blogspot.com/ )



11 de março de 2008

CONSEC e UNICEF realizaram oficina para COMDCA

Trabalho em Grupo
Após a apresentação o grupo todo reunido para foto
O Conselho Estadual dos Direitos da Criança em parceria com o UNICEF, realizou uma Oficina, na cidade de Mossoró/RN, cujo objetivo é dar subsídios aos municípios na elaboração do dos seus Planos de Ação para Política de Atendimento à Criança e o Adolescente, que todos os municípios do RN terão que providenciar até meados de 2008.

Ressaltamos que a participação de todos os municípios, por intermédio de (01) um representante do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, é de suma importância para a construção da política municipal de atendimento à criança e ao adolescente no Estado do Rio Grande do Norte. “Alyne Kadidja - Consultora UNICEF/CONSEC”.

Reafirmamos que o apoio dado constitui-se em passo fundamental para efetivação das garantias constitucionais da população infanto-juvenil, oportunizando aos participantes ampliar seus conhecimentos para elaboração do supracitado plano, o qual servirá para ajudar ao Executivo Municipal em suas decisões nessa área e no cumprimento da Lei 8.069/90, que define a criança e o adolescente como Prioridade Absoluta; destacou Anderson Medeiros, Presidente do COMDCA.

8 de março de 2008

Equipe da Casa da Famlia participam de reunião técnica para implementação do PROJOVEM.


ProJovem Adolescente:

A Integra da Política Nacional de Juventude, incorporando as noções fundamentais da concepção desta política, de gerar oportunidades para assegurar direitos aos jovens;
integra o Programa Nacional de Inclusão de Jovens — PROJOVEM, como modalidade única exclusivamente destinada a faixa da juventude compreendida entre os 15 e os 17 anos de idade;
Insere-se no contexto das políticas públicas voltadas à redução da pobreza e ao enfrentamento das desigualdades sociais, metas que concorre para alcançar, ao investir na lbrmação social e humana do jovem e incentivar o aumento de sua escolaridade, gerando melhores oportunidades de integração social e de ingresso futuro e em melhores condições no mundo do trabalho. Messias Targino/RN, será contemplado pelo PROJOVEM adolescente.
ProJovem Adolescente
Destina-se aos jovens de 15 a 17anos em situação de risco social, independentemente da renda familiar, ou que sejam pertencentes a famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família. O PROJOVEM Adolescente é uma reformulação do Agente Jovem, terá duração de 24 meses, e poderá ser implantado em mais de quatro mil municípios. O Programa vai oferecer proteção social básica e assistência às famílias, além de contribuir para a elevação da escolaridade, redução dos índices de violência, de uso de drogas, de doenças sexualmente transmissíveis e de gravidez na adolescência. => Projovem Urbano, Projovem Campo, Projovem Trabalhador.
A Equipe da Casa da Família destacou que Complementar a Proteção Social Básica à família, criando mecanismos para garantir a convivência familiar e comunitária; e Criar condições para a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional.

Anderson Medeiros e Caio César Targino representando Messias Targino na 3ª Conferência Estadual do Meio Ambiente

Anderson e o Deputado Federal do PT/RN, Mineiro
Caio Cesare o vice-Governador Iberé

Plenaria de debates da conferência

Representantes de Messias Targino participam da 3ª Conferência Estadual do Meio Ambiente


Os delegados, Anderson Medeiros Martins e Caio César Targino representando o município de Messias Targino, estão desde, de quarta-feira (05/03), em Natal, no Praia Mar Hotel, participando da 3ª Conferência Estadual do Meio Ambiente, promovida pelo Governo do Estado, através da secretaria estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). O evento foi aberto oficialmente pela governadora Wilma de Faria e a secretária nacional de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental, Thelma Krug. A etapa estadual a exemplo do que vem acontecendo nos outros estados brasileiros, culmina com a 3ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, que acontecerá no mês de maio, em Brasília, debaterá a questão das mudanças climáticas.

A Conferência tem como tema: “Vamos cuidar do RN” e foi precedida de oito conferências regionais, realizadas no mês de fevereiro, nas cidades de Pau dos Ferros, Assu, João Câmara, Santa Cruz, Mossoró, Caicó, Currais Novos e Natal. Entre os participantes da etapa regional foram eleitos 239 delegados, dos quais 50% são representantes da sociedade civil, 30% do setor empresarial e 20% do setor governamental. Os delegados eleitos levantarão subsídios e propostas do Estado que possam contribuir com a construção da Política e do Plano Nacional de Enfrentamento das Mudanças Climáticas, objetivo principal da etapa nacional da conferência. Ao todo, 30 delegados representarão o Rio Grande do Norte, em Brasília. Nesta sexta (07/03), os trabalhos da conferência serão encerrados com a eleição dos delegados para etapa nacional.

Hospital de Pequeno Porte é inaugurado com participação da comunidade



Depois de passar por uma ampla reforma em toda sua estrutura, o Hospital Maternidade Paulina Targino, que passou para categoria de Pequeno Porte – SUS, foi inaugurado na quarta-feira (05/03), com uma grande participação da comunidade, profissionais da área de saúde e lideranças locais. Durante a solenidade de inauguração a Secretária de Saúde, Margarida Maria de Aquino, disse que os serviços de saúde serão ampliados e melhorados cada vez mais. A Prefeita Municipal Shirley Targino (PR), reafirmou que os investimentos na área de saúde é uma prioridade permanente de sua gestão. “A reforma na estrutura física e a aquisição de novos equipamentos para o hospital vão permitir um melhor atendimento a nossa população”, destacou a prefeita. A prefeita disse ainda que será definido um trabalho de capacitação para os profissionais de saúde para melhorar cada vez mais os serviços oferecidos à comunidade.Durante a programação de inauguração a comunidade visitou o Centro Cirúrgico que está completamente reformado. Ainda na solenidade fez uso da palavra o médico cirurgião Lucidio Alves, Vice-prefeito Cleiston Rubens Teixeira e o vereador Pôla Pinto do PT. Todos destacaram as melhorias que foram implementadas pela atual gestão na área de saúde que vem tornando o município de Messias Targino uma referência na região oeste.

Os Secretários, Paulo Rodrigues, Wagna Fernandes e Eliane Fernandes participaram de evento em Janduis/RN.


Secretários participaram do lançamento do Território da Cidadania

Os Secretários, Paulo Rodrigues Dantas, Agropecuária e Meio Ambiente, Wagna Fernandes de Almeida, Educação e Eliane Fernandes, Ação Social da prefeitura municipal de Messias Targino, participaram do lançamento do Programa Território da Cidadania, que contou com a participação de representantes dos governos federais, estaduais e da sociedade civil de 17 cidades envolvidas no território Sertão do Apodi, ocorrido na segunda-feira, na Casa da Música em Janduis.

O Programa Território da Cidadania irá destinar quase R$ 120 milhões, para os 17 municípios do Sertão do Apodi, distribuídos nas áreas de ações fundiárias, apoio à gestão territorial, direitos e desenvolvimento social, educação e cultura, infra-estrutura, organização sustentável da produção, saúde, saneamento e acesso à água. Ainda de Messias Targino estão participando do encontro o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Pôla Pinto, Vilaneide Dantas, da Comissão de Mulheres do Sindicato e Pelopidas de Almeida Pinto, representando o fórum da agricultura familiar. Nesta terça-feira o encontro tem continuidade, onde as discussões estão sendo entorno da implantação do programa na região do território.

Representantes de várias instituições participaram da reunião


Ação Social articula Selo UNICEF

A Prefeitura Municipal de Messias Targino através da Secretaria de Ação esteve reunida na terça-feira (04/03), na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, com representantes das Secretárias de Educação, Ação Social, Escola Estadual Apolinária Jales, Escola Municipal Professor Julio Benedito, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Conselho Tutelar, COMDCA, Pastoral da Criança e Agentes Jovens, onde a discussão foi em torno do Selo UNICEF e as temáticas que serão trabalhadas em 2008, como também articular com as instituições municipais a formação e composição da comissão Pró-Selo. O Professor Agnaldo Pereira foi o expositor dessas temáticas segundo a Secretária de Ação Social e articuladora do Selo UNICEF, no município, Eliane Fernandes de Almeida, a reunião foi de grande importância para percepção do envolvimento de todas as instituições em prol da melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes do município. Ficou decidido que no próximo dia 10/03, haverá uma reunião na Casa da Família, com as pessoas que irão compor a comissão Pró-Selo. Ao todo estiveram presentes na reunião 32 representantes das instituições, que foi avaliado como uma boa participação.