Páginas

22 de maio de 2008

Conselho de Direito e Tutelar promoveu caminhada pelo o "Dia Nacional do Combate ao Abuso de Crianças e Adolescentes".

Caminhada de Mobilização

O Conselho Tutelar, que atua junto à Prefeitura Municipal de Messias Targino, faz um alerta a toda população sobre a importância do dia 18 de maio - data em que celebra-se o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O COMDCA e o Conselho Tutelar realizou uma caminhada, na quarta-feira (21), com a participação dos alunos das Escolas Municipal Julio Benedito e Estadual Apolinária Jales. A caminhada percorreu as principais ruas.
Em frente à Prefeitura Municipal, os participantes da caminhada se reuniram onde foram feita panfletagem, exposição de cartazes e esclarecimentos aos presentes. Usaram a palavra, o conselheiro Ismael Fernandes e o Presidente do Conselho Municipal da Criança e Adolescente, Anderson Medeiros, que destacou com o tema "Esquecer é Permitir - Lembrar é Combater", esta caminhada realizada nessa manhã, nas ruas da Cidade, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O objetivo da mobilização municipal é convocar toda a sociedade para combater e enfrentar o abuso e à exploração sexual. Além de criar novas oportunidades e articular integralmente autoridades dos poderes públicos para formar compromissos que possam prevenir contra esse tipo de violência que ocorre com milhares de meninas e meninos em todo o Brasil. "Queremos vencer essa luta contra o abuso sexual. Essa mobilização que ocorre todos os anos é justamente para instigar a população a tomar uma posição sobre essa violência. Toda a sociedade tem de estar frente ao problema e combater, concluio Anderson.
Leitura dos cartazes

Para o órgão fiscalizador dos direitos dos menores de 18 anos (entre crianças e jovens), o Dia de Combate ao Abuso e Violência Sexual foi instituído por meio da Lei Federal 9970/2000, com base em um acontecimento datado em 18 de maio de 1973, quando uma criança de 8 anos foi seqüestrada, drogada e estuprada, conforme informação do Conselho Tutelar de Messias Targino - que aproveitou a caminhada para fazer um alerta à população. O apoio recebido pelo Conselho Tutelar e da criança por parte da prefeitura municipal também foi destacados pelos membros dos dois conselhos durante o evento.

Escola Municipal Júlio Benedito elege e empossa Conselho de Escola.


A Escola Municipal Júlio Benedito desde de Março que vinha discutindo com a comunidade escolar a criação do Conselho de Escola. Depois de três meses de debates foi finalmente criado e eleito o Conselho de Escola, que é formado por quatro segmentos da escola, da qual tem acento alunos, pais, professores e funcionários.


Os membros do Conselho de Escola devem acompanhar tudo o que envolve a vida escolar, a parte financeira, administrativa e pedagógica “, explicou Regivania Rodrigues, Diretora da Escola Municipal Julio Benedito. “O Conselho de Escola, junto com a direção escolar, vai atuar no processo de gestão pedagógica, administrativa e financeira da escola”, informou Regivania.


O Conselho é formado por vinte conselheiros entre titulares e suplentes, ficando a frente do conselho um Coordenador, um Secretario cada um com seus suplentes.Nesta quarta-feira (21), os membros do Conselho de Escola vão eleger a executiva e após a escolha tomarão posse todos os conselheiros eleitos para primeiro mandato.

Provinha Brasil” é aplicada em Messias Targino.


A Provinha Brasil foi aplicada nesta terça-feira (20), para os alunos da 2º ano do ensino fundamental, matriculados na Escola Municipal Professor Júlio Benedito. A informação foi passada pela Coordenadora Pedagógica Valdélia Gomes. A Provinha Brasil, também será aplicada aos alunos da zona rural, na quarta-feira (21).
A Provinha Brasil é uma iniciativa do governo federal e serve de instrumento de aferição do processo de alfabetização que será implantado nos municípios, por adesão voluntária das redes. A Secretaria Municipal de Educação de Messias Targino designou a Coordenadora Pedagógica Valdélia Gomes de Oliveira, para aplicar as provas, junto com as professores de cada classe. Serão aproximadamente 65 alunos com idade de 7 a 8 anos.

Alunos da Escola Julio Bendito fizeram a Provinha Brasil

Após a aplicação da provinha Brasil, o resultado será enviado ao Ministério da Educação e Cultura (MEC), através da equipe designada pela Secretaria de Educação. Um dos objetivos da aplicação do teste é identificar precocemente possíveis deficiências da criança na fase de alfabetização, para que ela não chegue às séries mais avançadas sem a consolidação de habilidades básicas em leitura e escrita.


Equipe do Programa de Saúde da Família realiza palestra educativa nas escolas.

Dando continuidade o trabalho educativo nas escolas do município, que vem sendo feito através da equipe formada por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, através do PSF – Programa de Saúde da Família, aconteceu nesta terça-feira (20), na parte da tarde uma palestra na Escola Municipal Professor Júlio Benedito, no 9º Ano do Ensino Fundamental, que foi ministrada pelas enfermeiras do PSF, Vanessa Campos e Isabela Pereira, onde foi discutido sobre a Gravidez na Adolescência e os métodos anticoncepcionais.

A equipe vem desenvolvendo trabalho educativo a cada mês nas escolas

Vários alunos participaram ativamente das discussões com perguntas que foram esclarecidas pelos palestrantes. Essas palestras têm como o objetivo de trabalhar junto à criança e o adolescente vários temas que diz respeito ao interesse de cada turma trabalhada, tais como gravidez na adolescência, saúde bucal, métodos anticoncepcionais, e outros, sendo que cada tema é coordenado por um profissional da área. A equipe vem desenvolvendo este trabalho a cada mês com temas diferenciados e coordenados por profissionais que atuam no município englobando a escola em geral com temas direcionados a cada idade escolar.