Páginas

28 de julho de 2011

Encontro de Pais na Escola Júlio Benedito mês de ABRIL


Edital de convocação

Pelo presente, são convocados todos os Senhores Pais, professores e funcionários da universidade Infantil Elza Jales para se fazerem presentes e participarem de reunião de sensibilização para elaboração de proposta pedagógica da instituição, que se realizará no dia 08 do mês de abril do corrente ano de 2011, com início às 8 horas na universidade Infantil Elza Jales situada à Rua: Dr. Edino Jales de Almeida, nesta cidade, com a seguinte:

ORDEM DO DIA

a) Apresentação da temática e cronograma de reuniões;
b) Estudo dirigido;


Messias Targino-rn, 04 de Abril de 2011

.
Regivania Rodrigues de Almeida
Secretária de Educação

terça-feira, 5 de abril de 2011


Encontro de Pais na Escola Júlio Benedito

O encontro de Pais na Escola Júlio Benedito superou todas as espectativas com a presença de praticamente todos os pais dos alunos, o encontro foi uma forma de apresentação do novo corpo administrativo e pedagógico da Escola, a apresentação do Diretor Francimar Ferreira, da Vice-Diretora Irneide Teixeira, das Coordenadoras Pedagógicas Wagna Fernandes e Milene Jales.
O principal foco nesse encontro, foi a importância da presença dos pais de alunos na vida escolar de seus filhos, acompanhando o desenvolvimento na sua educação, pois o papel da escola é ensinar, e o papel dos pais é fazer o devido acompanhamento.
Durante o encontro discutiu-se a respeito do novo fardamento, e a importância dos conselhos: da Caixa Escolar, e do Conselho de Escola, onde aconteceu a votação para ambos, veja abaixo as fotos do encontro:


Veja a galeria de fotos: Clique aqui.

Reunião do mês de abril de Pais e Alunos na Universidade Infantil

Aconteceu hoje, dia 08 de Abril de 2011 a reunião de pais e alunos na Universidade Infantil, dentre os temas debatidos estavam: A criação do PPP - Projeto Político Pedagógico, o PPP contempla as normas curriculares que regem a instituição, a atualização do conselho da Caixa Escolar, falou-se sobre as ações do PSE - Programa Saúde na Escola que serão implantadas no ano de 2011, sobre o fardamento, a reunião foi ministrata pela Cordenadora Pedagógica da Secretaria de Educação Valdélia Gomes, juntamente com a Diretora da Universidade Infantil Luciana Fernandes, a tutora do pro-infantil Fátima Rodrigues e a Coordenadora Pedagógica da Universidade Infantil Joana Ferreira, além de contar com a presença da Secretária de Educação do Município Regivania Rodrigues, veja as fotos abaixo:
Regivania Rodrigues - Secretária de Educação do Município



Valdélia Gomes - Coordenadora Padagógiaca da Secretaria de Educação

Fátima Rodrigues - Tutora do Pró-infantil


Joana Ferreira - Coordenadora Pedagógica




Palestra para Gestantes no Centro de Saúde

As Palestras para as Gestantes no Centro de Saúde Dr. Edino Jales, são ministradas pela Enfermeira PSF Tarzia Cortez, e teve como tema desta palestra "Aleitamento Materno e seus Benefícios", Tarzia explicou os benefícios que o aleitamento materno traz para os bebês e para as mães, explicou também alguns procedimentos para que a mãe amamente seu bebê corretamente, a palestra contou com a participação de várias gestantes, veja as fotos abaixo:


Enfermeira PSF Tarzia Cortez






Páscoa na Escola Júlio Benedito

A Páscoa na Escola Municipal Júlio Benedito, foi em forma de encenação pelos alunos da Escola, os alunos encenaram desde a partilha do pão à ressurreição de Cristo, na organização da encenação estava a professora Andréia, o ex-aluno da Escola Júlio Benedito Francisberg, foi convidado pela direção à dar uma pequena palestra sobre a ressurreição de Cristo.
Francisberg falou um pouco sobre o amor de Deus, sobre como é importante perdoarmos e pedirmos perdão, falou sobre a quaresma, sobre a importância do sacrifícil que Jesus Cristo fez por todos nós.
Francisberg Ex-aluno da Escola

Momento em que Jesus Cristo reparte o pão e o vinho com seus discípulos:

Momento em que Jesus Cristo é traído por Judas Iscariotes e entregue aos soldados, começa a via sacra:


A encenação terminou com algumas alunas da Escola Municipal Júlio Benedito cantando a música do Hino da Campanha da Fraternidade de 2011.

CMDCA Realiza Campanha de Combate à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes

Neste dia 18 de Maio de 2011 foi o Dia Nacional de Combate e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.


O CMDCA realizou uma caminhada que teve início na Escola Municipal Professor Júlio Benedito, às 16:00 horas, percorreu a avenida principal e parou na praça João Jales Dantas (praça Central) onde foram apresentados os trabalhos produzidos pelos alunos da Escola Municipal Professor Júlio Benedito, do PETI ( Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) e da Visão Mundial (ONG) que além de trabalhos trouxe também a turma do Batulata.


Parceiros na Caminhada

Prefeitura Municipal; SEMAS- Secretaria Municipal de Ação Social ( sec. Anderson Medeiros Martins);SEME- Secretaria Municipal de Educação; Conselho Tutelar; Projovem Adolescente; Escola Municipal Professor Júlio Benedito; CRAS- Centro de Referência da Assistência Social "Casa da Família; COMDCA - Conselho Municipal da Criança e do Adolescente. Conselho Tutelar, Sec de Saúde.


O CMDCA junto com a Secretaria de Ação Social confeccionou cartazes com o Símbolo( uma rosa), que distribuídas aos participantes da caminhada que fixaram no jardim da praça central dando origem do dia, explicações sobre o que se caracteriza Abuso e Exploração Sexual, e com algumas dicas para proteção de crianças e adolescentes e o desenvolvimento de um processo de socialização e educação com direitos e respeito, alem disso foi feito programa de radio, panfletagens com orientações e dicas, adesivagens de veículos com numero do disque 100.

CÂMARA DISCUTE PLANO NACIONAL DE CULTURA.

O PNC, possibilita que o município realize um trabalho mais estruturamente e permanente na área cultural, depois de passar por todo processo, o município passa a receber verbas de 2% do Governo Federal, 1,5% do Governo Estadual e 1% do Município, destinado ao Fundo Municipal e gerenciado pela Secretaria de Cultura.

Secretaria de Saúde inicia 2ª etapa de vacinação contra gripe

Secretaria Municipal de Saúde de Messias Targino iniciou desde o dia 10 de maio, no Centro de Saúde Dr. Edno Jales, a segunda dose da vacina contra gripe em crianças maiores de 6 meses e menores de 2 anos.
Segundo informou Lúcia Dantas, técnica de enfermagem responsável pela sala de vacina, a Campanha vai acontecer até o final do mês de junho. “É importante que os pais apresentem o cartão de vacinação dos filhos para sabermos se tem vacinas em atraso e as datas de aplicação”, explica a técnica. No caso de perda do cartão, o atendimento será feito normalmente.
Apenas as crianças que já receberam a primeira dose poderão tomar o reforço da imunização. “As crianças que não tomaram a primeira dose, infelizmente, não vão poder fazer isso nesta etapa”, informou Lúcia.
Entre os grupos imunizados, as crianças são as únicas que receberão a vacina em dois momentos. O reforço deve ser tomado com intervalo de 30 dias. Em Messias Targino, o Centro de Saúde Dr. Edno Jales, funciona de 7h e 11h e das 13h às 17h.

Secretária de Educação participa de Seminário sobre alimentação Escolar

A
Secretária de Educação Regivania Rodrigues de Almeida e o Coordenador de Agricultura Manoel Cardoso Neto participaram do Seminário Regional de Compra à Agricultura Familiar pelo Programa de Aquisição de Alimentos- PAA/PNAE, realizado em Pau dos Ferros.

O encontro teve como palestrantes: nutricionista; representante do INSS, da Emater, do Fisco e de cooperativas. Estavam presentes no encontro vários Secretários de Educação do médio e alto oeste, bem como Secretários e/ou representantes das Secretarias de Agricultura e representantes de Sindicatos e Cooperativas Rurais.

Durante evento foi bastante debatida a Lei 11.947/2009, que diz que no mínimo 30% do que a União repassa através PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) deve ser para adquisição de produtos advindos da Agricultura Familiar.

Discutiu-se também em relação a aquisição da documentação necessária para que o agricultor possa fornecer seus produtos para a Alimentação Escolar.
No final de tudo o maior beneficiado vai ser todos os alunos consumindo produto orgânicos de qualidade produzidos muitos deles pelos pais dos próprios alunos.

Vacinação contra a pólio começa no sábado

Crianças menores de 5 anos devem receber no próximo sábado (18/06) a primeira dose da vacina contra a poliomielite, conhecida como paralisia infantil. As crianças de 1 a 7 anos também vão receber a vacina tríplice viral - que imuniza contra o sarampo, a rubéola e a caxumba.

O posto vai funcionar das 9h às 17h. na cidade, como também a unidade da zona rual e escolas também vão receber. As duas campanhas seguem até 22 de julho.

A segunda dose da vacina contra a poliomielite será aplicada a partir do dia 13 de agosto.


Crianças com febre acima de 38 graus Celsius ou com alguma infecção devem ser avaliadas por um médico antes de procurar os postos de saúde. Também não é recomendado vacinar crianças com problemas de imunodepressão (como pacientes com câncer e aids) ou que já apresentaram reação alérgica severa a doses anteriores das vacinas. A meta é vacinar 95% do público-alvo crianças contra a poliomielite.

Presidente do CMDCA de Messias Targino foi eleito delegado para Conferência Estadual sobre Segurança Alimentar e Nutricional

Durante a realização da Conferência Territorial sobre Segurança Alimentar e Nutricional que contou com representação dos municípios de Apodi, Campo Grande, Caraúbas, Governador Dix-sept Rosado, Itaú, Janduís, Messias Targino, Olho d`Água do Borges, Rafael Godeiro, Rodolfo Fernandes, Severiano Melo, Umarizal foram eleitos os representantes de Messias Targino,Pôla Pinto- SINTRAF, Manoel Cardoso Neto Pres.FÓRUM, e Anderson Medeiros Presidente do CMDCA como delegados para a III Conferência Estadual, que realizar-se-á nos dias 31 de agosto e 01 de setembro, em Natal.
A conferência que aconteceu no Auditório do IFRN, em Apodi foi construído compromissos para efetivar o direito humano à alimentação adequada e saudável, e ainda teve um importante debate sobre a soberania alimentar por meio da implementação da Política e do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) nas três esferas de governo (municipal, estadual e federal).
Participaram da conferência representando o município tanto da sociedade civil como Governo.
Da Conferência Territorial, foram ao todo eleitos 8 delegados da sociedade civil , 3 do poder público e dois das cotas, sendo um de nego e outro de pescador. Este ano será realizada a IV Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, de 07 a 10 de novembro, em Salvador (BA), cujo lema será: alimentação adequada e saudável: direito de todos.
No Rio Grande do Norte serão realizadas dez Conferências Territoriais para a definição das proposições de cada território e a escolha dos delegados. Esse processo é coordenado pelo CONESAN-RN e executado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Trabalho, Habitação e Assistência Social (SETHAS), com diversos parceiros locais.