Páginas

25 de julho de 2013

MUNICÍPIO ADERE AO PROGRAMA "BRASIL SORRIDENTE"

PREFEITURA LANÇA PROGRAMA BRASIL SORRIDENTE
A Prefeitura Municipal de Messias Targino lançou mais um programa visando o fortalecimento das ações de saúde da rede municipal.Em parceria com o Ministério da Saúde foi lançado nesta terça-feira (23), o Programa Brasil Sorridente, coordenado pelo Ministério da Saúde.


O prefeito Arthur Targino (PMDB), vice-prefeito Pôla Pinto (PT) e os vereadores Anderson Medeiros (PMDB), Neto de Baé (PT) prestigiaram o lançamento do programa.

O prefeito Arthur destacou a importância do programa que tem objetivo de oferecer para crianças, jovens e adultos pré-diagnóstico, orientação, tratamento gratuito, próteses e prevenção à saúde bucal através de Equipes de Saúde. “Esse programa vai beneficiar nosso município por um ano levando assistência a toda comunidade”, esclareceu o prefeito.


A secretária de saúde Erik Alane Barbosa, que também participou do ato de lançamento informou que a meta é realizar no mínimo 50 atendimentos mensais. “A população deixará de ser atendida pelo protético para ser atendido pelo odontólogo com especialização em prótese, melhorando a qualidade do serviço de saúde bucal do município”, disse a secretária.

Após o lançamento do Programa, 90 pessoas foram atendidas no Centro de Saúde Dr. Edno Jales, onde foram realizados os procedimentos de moldagem dos arcos dentários.

MUNICÍPIO RECEBE VISITA DA IGREJA BÍBLICA DA PAZ

COMITIVA DA IGREJA BÍBLICA DA PAZ DESENVOLVEU AÇÕES NA CIDADE


Uma comitiva da Igreja Bíblica da Paz, com sede em São Paulo, formada por 75 de pessoas estiveram na quarta-feira (25), visitando o município de Messias Targino.

Durante a permanência da equipe foram desenvolvidas várias ações junto a comunidade tanto social como no cultural. A equipe fez distribuição de cestas básicas para os moradores da zona rural e urbana. Já na parte cultural fizeram apresentação de uma peça teatral, na Praças João Jales Dantas.

A Igreja Bíblica da Paz, vem realizando esse trabalho em todas as regiões do Brasil e também na África. No Brasil foi escolhido 6 cidades sendo 3, no estado da Paraíba e 3 no Rio Grande do Norte, entre as três do RN Messias Targino, foi a escolhida.

O objetivo maior dessas visitas, é levar a palavra de Deus a todas as famílias fortalecendo o processo de evangelização.

Em Messias Targino foram distribuídos 5 toneladas de alimentos e foram feita também a distribuição de matérias evangélicos como: Bíblias e CDs.

PSF - PROGRAMA SAÚDE NA FAMÍLIA

EQUIPE DO PSF REALIZA ENCONTRO COM AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE

Com a intenção de levar aos hipertensos e diabéticos os cuidados e prevenções para uma vida mais saudável, a Prefeitura Municipal de Messias Targino através da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a equipe de profissionais do Programa Saúde da Família (PSF), realizou na quarta-feira (24), na sede da Secretaria de Saúde um encontro, com todos os Agentes Comunitários de Saúde.

O encontro teve como objetivo de orientar os Agentes de Saúde, sobre a importância dos bons hábitos alimentares e a pratica exercícios físicos para uma melhor qualidade de vida, que foi proferida pelo médico Mario Marcos.

“O principal objetivo do encontro com os agentes foi no sentido de garantir a continuidade do trabalho que vem sendo realizado junto diabéticos e hipertensos do município para fazer a promoção e a prevenção da saúde por meio das visitas domiciliares e outros”, explica a secretária de saúde, Erik Alane Barbosa.

PROJETO NASCER BEM

GESTANTES DO PROJETO NASCER BEM PARTICIPARAM DE PALESTRA

Aconteceu nesta terça-feira (23) no Centro de Saúde Dr. Edino Jales, mias uma palestra, com as gestantes do cidade de Messias Targino, que estão participando do Projeto Nascer Bem.
Um grupo de 30 gestantes participaram da palestra que foi ministrada pela enfermeira Mônica Ferreira e Magna Alice que também atua no projeto. “Discutimos sobre a importância do Pré-natal e os cuidados que são necessários durante o período de gravidez”, esclareceu a enfermeira Monica.

Outro tema com aleitamento materno , sempre são apresentado com os benefícios que ele trás tanto para a mãe quanto para a criança.O programa Nascer Bem foi implantado a mais de 3 anos no município e os encontros com o grupo de gestantes acontece a cada dois meses.
Devido o alcance social do projeto, e os bons resultados conseguidos, em junho de 2011, o Projeto Nascer Bem foi destaque em programa de TV de circulação nacional, onde foi apresentado todos os aspectos de funcionamento.

FONTE: http://prefeiturademessiastargino.blogspot.com.br

17 de julho de 2013

PROGRAMA SAUDE NA ESCOLA - PSE

ESCOLA RECEBE EQUIPE DE SAUDE

A Escola Municipal Prof. Julio Benedito recebeu a equipe de saude para realizar uma avaliação odontológica de diagnostico visual  com crianças, dentro das ações do programa "Saúde na Escola". Apos essa avaliação, as crianças que precisarem de atendimento odontológico oftalmológico serão encaminhadas até o Posto de Saúde onde serão atendidas por profissionais da área.

Enfermeira Mônica Ferreira


Enfermeira Tárzia Cortez


SECRETARIA DE SAUDE PROMOVE CAMPANHA

CRIANÇAS TEM ATENDIMENTO DE C E D

A Secretaria de Saúde tem desenvolvido várias ações de assistencia ao recem nascido no municipio de Messias Targino. Dentre elas destacamos: consultas com crianças de 0 a 2 anos, avaliação de pesoXaltura, vacinação e orientação ao aleitamento materno exclusivo e alimentação complementar após seis meses
Enfermeira Mônica Ferreira






PETI

CRIANÇAS DO PROGRAMA PETI FESTEJAM FESTA JUNINA

A Secretaria de Ação Social em parceria com o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI festejou no último dia 19 de junho do corrente ano o São João. Com a participação das crianças assistidas por este programa, foi realizada uma linda quadrilha.


Após a quadrilha foi realizado o sorteio do balaio junino e servido um lanche para todos. Logo em seguida o arrasta-pé continuou com um quadrilha improvisada pelas crianças.