Páginas

29 de julho de 2014

REALIZADO 1º FÓRUM COMUNITÁRIO SELO UNICEF

SELO UNICEF: EDIÇÃO 2013-2016


Foi realizado na última segunda-feira, dia 28 de julho o 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef - Edição 2013-2016 no Centro Cultural de Eventos.

O Fórum contou com a presença de vários segmentos da sociedade messiense que juntos discutiram e elaboraram propostas para a promoção de políticas públicas direcionadas para a infância e adolescência do nosso  município.





















25 de julho de 2014

SELO UNICEF

1º FÓRUM COMUNITÁRIO DO SELO UNICEF -EDIÇÃO 2013-2016



O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - COMDCA e a Comissão Intersetorial do Selo Unicef edição 2013-2016, com o apoio da Prefeitura Municipal de Messias Targino - Administração prefeito Artur Targino e a Secretaria de Ação Social, gestão Eliane Almeida promoverá na próxima segunda-feira, dia 28 de julho, no Centro Cultural de Eventos o 1º FÓRUM COMUNITÁRIO DO SELO UNICEF -EDIÇÃO 2013-2016, a partir da 7:30 horas da manhã.
Prefeito  Artur Targino
O 1º Fórum Comunitário tem como objetivo apresentar a comunidade que o município aderiu ao Selo Unicef e é um importante instrumento para o desenvolvimento do diagnóstico da situação da criança e do adolescente do nosso município através da construção de forma participativa das políticas públicas para a infância e a adolescência.

Eliane Almeida - Articuladora do Selo Unicef no Municipio
Estarão presentes ao Fórum a articuladora do Selo Unicef, Eliane Almeida, presidente do COMDCA , Assistente Social Isliny Tuiza, a Assistente Social Do CRAS, Aida Régis, o prsidente do Conselho Tutelar - João Batista,integrantes do NUCA, Iadson Bruno e Maria Cecília

O Fórum contará com uma vasta programação. Haverá apresentações culturais realizada pelas crianças do PDA Carnaúba, apresentação da metodologia de trabalho; formação de grupos de trabalho para o diagnóstico da situação das crianças e adolescentes do nosso município; e proposta e ações para redução das desigualdades apresentadas pleos grupos.
Isliny Tuiza - Presidente do COMDCA
Aida Régis -Assistente Social do CRAS
Ilania Targino - Integrante da Comissão Intersetorial

UM NOVO ESPAÇO DE PARTICIPAÇÃO PARA AS ADOLESCENTES MESSIENSES

REUNIÃO INSTITUI "NUCA"EM MESSIAS TARGINO



Em reunião realizada na manhã desta quarta-feira (23/07) na sede do CRAS da Ação Social definiu os componentes do Núcleo de participação e desenvolvimento das adolescentes (NUCA) de Messias Targino.
Participaram do evento cerca de 15 jovens, entre eles alunos da rede municipal, e estadual. Além das Assistentes Sociais de Messias Targino, Islyne Tuiza, e Aida Maria.



Islyne Tuiza afirmou que a reunião é mais uma das ações estratégicas para o selo. “Dentre essas ações está a formação do NUCA que corresponde a um núcleo formado por crianças e adolescentes que decidirão quais ações serão prioritárias no momento em que o poder público tiver que realizar alguma ação como, por exemplo, na educação, no esporte, saúde, lazer.”
Ainda segundo Islyne os componentes irão procurar soluções em conjunto com o poder público para os problemas que estejam atingindo a juventude Messiense.

O que é o NUCA?

Núcleos de participação e desenvolvimento das adolescentes criado em diversos municípios dos estados do Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte, no intuito de mobilizar adolescentes e jovens para através de sua colaboração e engajamento autônomo contribuírem para a melhoria de suas comunidades.


FONTE: http://prefeiturademessiastargino.blogspot.com.br/

23 de julho de 2014

PALESTRA É PROMOVIDA PARA GESTANTES

PROGRAMA NASCER BEM


Equipe do CRAS de Messias Targino, realiza palestra para as gestantes do programa "Nascer Bem".





22 de julho de 2014

PROJETO NASCER BEM

EQUIPE DE SAÚDE DE MESSIAS TARGINO APRESENTA O PROJETO "NASCER BEM" PARA AS GESTANTES



A equipe de Saúde do município de Messias Targino em parceria com os profissionais do CRAS, e o PDA Carnaúba da cidade Janduis, na tarde desta terça- feira 15/07, no Centro de Saúde Dr. Edino Jales fizeram a apresentação do projeto “Nascer Bem” para as gestantes do Município.



Na ocasião a equipe do PDA Carnaúba fez a abertura do evento levando a palavra de Deus aos participantes e em seguida as assistentes sociais Ayda e Isline do CRAS realizou uma dinâmica com o grupo, logo após a enfermeira Monica Targino apresentou o projeto “Nascer Bem” para as novas gestantes, em seguida a enfermeira Tarzia Cortez fez uma breve apresentação sobre a importância do teste rápido de Sífilis e HIV. 



O projeto “Nascer Bem” Visa o atendimento às gestantes do município e tem como objetivo de orientar, conscientizar e acompanhar as parturientes para uma melhor qualidade de vida durante a gestação, nascimento e primeiros anos da criança desenvolvendo atividades preventivas através de palestras e oficinas de confecção de enxoval.



Durante a apresentação do projeto foi distribuído uma cartilha de orientações à gestante, com cronograma de ações e frequência para que se tenha um melhor acompanhamento e monitoramento das atividades. O programa também desenvolve a busca ativa das gestantes, com visita domiciliar, garantindo assim o término do tratamento necessário.

FONTE:http://prefeiturademessiastargino.blogspot.com.br/

7 de julho de 2014

PDA CARNAÚBA PROMOVE ARRAIÁ

PDA PROMOVE EM MESSIAS TARGINO O 5º ARRAIÁ DA COMADRE TERESINHA E COMPADRE PDA




A Associação Comunitária Santa Teresinha através do PDA CARNAÚBA promoveu na ultima quinta-feira (26) o 5º (quinto) Arraiá da Comadre Teresinha e do Compadre PDA em Messias Targino.







Na programação teve apresentações culturais, brincadeiras, quadrilhas matutas e no final foi servido um lanche para todos os presentes.







O evento teve a apresentação do Grupo de Teatro “Mandacaru” e da Quadrilha “Alegre Sertão” de Messias Targino e a quadrilha “Flor do Sertão” da cidade de Janduis.
Na ocasião o prefeito Arthur Targino acompanhado de alguns secretários prestigiou o evento.




Fotos tirada do PDA Carnaúba acesse o Link:
https://www.facebook.com/pda.carnauba/media_set?set=a.406039582868134.1073742015.100003862880166&type=3

Postado por Secretaria de Ação Social às 04:37(segunda-feira, 30 de junho de 2014)