Páginas

22 de maio de 2008

Conselho de Direito e Tutelar promoveu caminhada pelo o "Dia Nacional do Combate ao Abuso de Crianças e Adolescentes".

Caminhada de Mobilização

O Conselho Tutelar, que atua junto à Prefeitura Municipal de Messias Targino, faz um alerta a toda população sobre a importância do dia 18 de maio - data em que celebra-se o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O COMDCA e o Conselho Tutelar realizou uma caminhada, na quarta-feira (21), com a participação dos alunos das Escolas Municipal Julio Benedito e Estadual Apolinária Jales. A caminhada percorreu as principais ruas.
Em frente à Prefeitura Municipal, os participantes da caminhada se reuniram onde foram feita panfletagem, exposição de cartazes e esclarecimentos aos presentes. Usaram a palavra, o conselheiro Ismael Fernandes e o Presidente do Conselho Municipal da Criança e Adolescente, Anderson Medeiros, que destacou com o tema "Esquecer é Permitir - Lembrar é Combater", esta caminhada realizada nessa manhã, nas ruas da Cidade, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O objetivo da mobilização municipal é convocar toda a sociedade para combater e enfrentar o abuso e à exploração sexual. Além de criar novas oportunidades e articular integralmente autoridades dos poderes públicos para formar compromissos que possam prevenir contra esse tipo de violência que ocorre com milhares de meninas e meninos em todo o Brasil. "Queremos vencer essa luta contra o abuso sexual. Essa mobilização que ocorre todos os anos é justamente para instigar a população a tomar uma posição sobre essa violência. Toda a sociedade tem de estar frente ao problema e combater, concluio Anderson.
Leitura dos cartazes

Para o órgão fiscalizador dos direitos dos menores de 18 anos (entre crianças e jovens), o Dia de Combate ao Abuso e Violência Sexual foi instituído por meio da Lei Federal 9970/2000, com base em um acontecimento datado em 18 de maio de 1973, quando uma criança de 8 anos foi seqüestrada, drogada e estuprada, conforme informação do Conselho Tutelar de Messias Targino - que aproveitou a caminhada para fazer um alerta à população. O apoio recebido pelo Conselho Tutelar e da criança por parte da prefeitura municipal também foi destacados pelos membros dos dois conselhos durante o evento.

Nenhum comentário: