Páginas

11 de dezembro de 2008

Como Messias Targino se tornou vencedor do Selo Unicef

A Organização das Nações Unidas (ONU), através do fundo UNICEF, adotou a prática de premiar Municípios que, sob sua avaliação, adotem eficientemente políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes e promovam uma valorização dos seus direitos. E o faz através do Selo UNICEF.

Articuladora do Selo Eliane Fernandes e Prefeita Shirley com premio da noite .
Para concorrer ao Selo, o Município-candidato se inscreve junto à representação do UNICEF/ e cria um comitê Pró-Selo, composto de articulador municipal e monitores, que passam a coletar dados oficiais e também a realizar atividades voltadas para o certame. Mas, não adianta inventar. O comitê não cria nada que não exista. É preciso que o Município esteja, de fato, realizando ações e políticas públicas capazes de receber do Fundo UNICEF esse reconhecimento.


Anderson Medeiros Presidente do CODICA & Prefeita Shirley
São necessárias, pois, ações e políticas públicas nas áreas de saúde pública, educação, cultura, esporte e ação social. No caso específico de Messias Targino, o Município se destacou na área de saúde com programas de atendimento a gestantes, de vacinação, de combate à desnutrição e, principalmente, em razão do baixo índice de mortalidade infantil, e na ação preventiva junto com COMDCA em campanhas socio educativas.

Equipe de Messias Targino que participou de evento em Natal.

Nas áreas de educação, cultura e esporte, o Município messiense desenvolveu projeto de convivência com o semi-árido, eventos culturais, atividades esportivas e políticas voltadas para a promoção da cidadania.No campo da ação social, que é muito amplo, Messias Targino formou grupos específicos de atividades (capoeira, teatro, coral, danças, etc.) e proporcionou a crianças e jovens acompanhamento com profissionais de psicologia e assistência social.Ao final de tudo, o resultado foi esse: o Município tornou-se vencedor do concorrido Selo UNICEF, uma comenda do mais elevado valor social, cultural, político e até histórico. Trata-se do reconhecimento, pela ONU, de um trabalho administrativo consistente e de muitos ganhos para a sociedade.

Nenhum comentário: