Páginas

11 de dezembro de 2008

DECLARAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS FAZ 60 ANOS


Onten, dia 10 de dezembro de 2008, foi dia de aniversário da Declaração dos Direitos Humanos, aprovada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e aceita em diversosos países. Na França, na Alemanha, noutros países da Europa e também no Brasil, o dia foi de manifestações pacíficas, em lembrança à data. Até a China, de regime político fechado, permitiu que uma pequena multidão se manifestasse em praça pública de Pequim. A Polícia chinesa se fez presente, é verdade, mas apenas para isolar a área e acompanhar o acontecimento, sem qualquer repreensão física. No Brasil, o Cristo Redentor, símbolo de fé e maravilha turística carioca, foi iluminado de azul, cor oficial da ONU. Aqui o Pres. COMDCA Anderson Medeiros em parceria com a prefeitura municipal divulgando na Radio Local, o SPOT/60 anos Direitos Humanos e exposição de Videos com tema em Praça Pública.
A Declaração Universal dos Direitos Humanos completa 60 anos. Para popularizar o conceito dos direitos humanos e cada um dos 30 artigos da Declaração Universal, a Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República está organizando um grande mutirão.A iniciativa é dirigida a toda a sociedade brasileira, sem distinção. São diversas ações, materiais informativos e peças de divulgação disponíveis no site http://www.dh60anos.com.br/, para que todos os segmentos sociais possam se engajar. Multiplique os direitos humanos, divulgue a declaração, contribua para que todos e todas conheçam e exijam seus direitos fundamentais. A Declaração Universal dos Direitos Humanos prega a liberdade de expressão, de pensamento, a luta pela igualdade e o respeito a todos. Hoje, 60 anos depois, essa Declaração continua sendo escrita, a cada dia, pelas mãos de todos nós. Participe!


O ano de 2008 será marcado por amplo debate na área dos Direitos Humanos em todo o País, quando o governo e a sociedade civil buscarão, numa interação democrática, realizar a revisão e atualização do Programa Nacional dos Direitos Humanos (PNDH). Esse esforço conjunto, pautado pela independência e autonomia da sociedade civil, culmina com a realização da 11ª Conferência Nacional dos Direitos Humanos, num forte consenso nacional em torno da universalidade, interdependência e indivisibilidade dos Direitos Humanos.

A 11ª Conferência Nacional dos Direitos Humanos (11ª CNDH), com o lema “Democracia, Desenvolvimento e Direitos Humanos: Superando as Desigualdades”, tem como objetivo principal a revisão e atualização do Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH), num processo pautado pela interação democrática entre o governo e a sociedade civil. A 11ª CNDH será realizada no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, entre os dias 15 e 18 de dezembro de 2008, ano marcado por amplo debate na área dos direitos humanos no Brasil.


Nenhum comentário: